Gestão de Projetos 1

Gestão de Projetos é a área da administração que aplica os conhecimentos, as habilidades e as técnicas para elaboração de atividades relacionadas a um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.


Desde o início da civilização, o mundo todo cria, desenvolve e executa projetos. O homem construiu várias maravilhas pelo mundo, mesmo em épocas remotas, onde não se falava ainda em tecnologia, sendo que as condições da época não eram favoráveis para tais construções. Por tamanha a grandeza dessas obras, essas mesmas podem ser comparadas a grandes projetos bem elaborados e seguidos à risca. As pirâmides são um excelente exemplo de projeto muito bem projetado e executado, um dos mais marcantes foi o Projeto Apollo, que permitiu que o homem pisasse pela primeira vez na Lua.


Mas a verdade é que os projetos nem sempre são de grandes empreendimentos, e sim, que todos nós executamos projetos em nosso dia-a-dia, como a de nossas casas, viagens e claro, a nossa própria vida, são exemplos de projetos de grande importância para cada um de nós.


Uma boa gestão de projetos é vital para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, mesmo as melhores ideias,mesmo quando orquestradas pelos mais capacitados profissionais,  podem fracassar caso não haja um gerenciamento de projeto realizado de maneira minuciosa e articulada.


Para que isso não ocorra, é necessário que se implemente uma metodologia de gestão que abarque todos os setores da empresa, possibilitando uma manutenção e fluidez em todos os níveis operacionais da organização.

Para entender melhor sobre gestão de projetos é preciso entender primeiro o que é um projeto e diferenciá-lo de um processo.


Um projeto é um esforço temporário e diferente de qualquer outra atividade repetitiva, ou seja, é um empreendimento específico, prazos e resultados exclusivos. Por exemplo, o lançamento de um novo carro, seu modelo, suas funções, é considerado um projeto, enquanto a sua produção na linha de montagem é um processo.


Um projeto difere de uma operação por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim,diferentemente da operação, que é contínua. Assim, ele pode ser a concepção da construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, a escrita de um livro, a realização de uma viagem dentre outros.


Empresas de sucesso sabem que a abertura contínua de novos projetos é essencial para manter a competitividade. Assim, evita-se a sempre perigosa zona de conforto, que induz à perda da capacidade de inovação e, por consequência, à maior exposição às constantes mudanças do mercado.

INICIAR